top of page

Palestrantes

 

Silvya Stuchi Maria-Engler

 

Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP-IBILCE (1992), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (1994) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP (1998). Cursou Pós Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia, San Francisco (1998) e foi Professora visitante do Departamento de Dermatologia junto à Universidade de Michigan, Ann Arbor, USA. Desenvolve projetos de caracterização molecular de novas drogas anti-tumorais ou formulações de uso tópico em sistemas de peles artificiais e equivalentes dérmicos, gerando ambientes biomiméticos in vitro como plataforma de testes alternativos de eficácia e segurança.

 

Carolina Martins do Prado

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Mestre em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia (IPT/Butantan/USP) da Universidade de São Paulo (2010). Doutoranda em Psiquiatria pelo Programa de Pós-Gradução do Instituto e Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmacogenética.

 

Thalita Estima Jesus

PALESTRANTE DA MERCK

Marco Antônio Stephano

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacëutica pela Universidade de São Paulo (2005). Foi Pesquisador Científico do Instituto Butanta, onde ocupou o cargo de Diretor de Serviço de Garantia de Qualidade. É professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem como linha de pesquisa temas ligados a bioquímica e imunologia aplicada, com ênfase em purificação de proteínas em larga escala, produção de imunobiológicos (soros e vacinas), estudos sobre adjuvantes para vacinais, sistema de "delivery" para produtos biológicos com enfase em nanobiotecnologia, validação de processos biotecnológicos e cultura de células para produção de biofármacos e validação de processo para remoção viral de produtos biotecnológicos.

 

Rosana Camarini

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992), doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e fez pós-doutorado na University of California, San Francisco (1999-2001). Atualmente é professora associada do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do departamento de Farmacologia do ICB-USP. Em 2014 foi eleita como membro da Diretoria da "International Society of Biomedical Research on Alcoholism"(ISBRA Board of Directors). Tem experiência na área de Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos comportamentais e neuroquímicos da exposição de etanol e cocaína durante o desenvolvimento; efeitos de manipulações ambientais (enriquecimento ambiental ou estresse) na dependência a drogas de abuso; participação dos sistemas glutamatérgico e nitrérgico na sensibilização ao etanol e na sensibilização cruzada entre etanol e estresse.

 

Luis Carlos Marques

Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná (1987), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Professor de Farmacognosia da Universidade Estadual de Maringá de 1989-2006. Diretor de Assuntos Fitoterápicos da Apsen Farmacêutica S.A. na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos fitoterápicos de 2004-2008. Membro suplente, representando a Academia, no Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Governo Federal (2009 a 2012). Professor da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) atuando nas disciplinas de Farmacognosia, Farmacobotânica e Patologia Geral e Especial, e como membro do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde e do Mestrado Profissional em Farmácia - de 2008 a junho de 2015; presidente da Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Uniban (2009-2014). Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (Apfit), gestão 2012-2015. Sócio-proprietário da empresa Fitoscience Consultoria Ltda.

 

Carlos Alberto Adde

Cirurgião dentista, graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Odontologia Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Associado (MS-5) em RTC da Universidade de São Paulo da disciplina de Clinica Integrada . Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Integrada, Terapeutica Medicamentosa e Diagnóstico.

Edison Penachin

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação lato sensu no CEATA. É massoterapeuta com formação em diversas técnicas de massagem terapêutica corporal.

 

Gonzalo Vecina Neto

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007. 

 

Elizabeth Igne Ferreira

graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1987). É docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, desde abril de 1974. Em 1990, fez estágio pós-doutorado de curta duração em Modelagem molecular no College of Pharmacy, University of Illinois at Chicago, supervisionado pelo Prof. Anton J. Hopfinger. É, atualmente, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP. Desde março de 2014 é Chefe do Departamento de Farmácia da FCF, USP. Professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, no campus de São Paulo, desde 2001. Atua na área de Química Farmacêutica, em Planejamento de novos fármacos na área de doenças negligenciadas, especialmente, de antimaláricos, antichagásicos, leishmanicidas e tuberculostáticos potenciais, utilizando os processos de latenciação e de planejamento racional. É editora científica do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences desde 1996.

 

Ricardo Amaral Remer

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996), Doutorando em Genética pela UFRJ, Pós-Graduação em Direito de Propriedade Intelectual pela FGV/RJ (2000), MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2003).

 

Eliane Ribeiro

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1992) e doutorado em Ciências Farmacêuticas - SP pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é diretor da divisão de farmácia e laboratório da Universidade de São Paulo e professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmácia, farmácia hospitalar, farmácia clínica, farmácia hospitalar e utilização de medicamentos.

 

Neuza Taeko Okasaki Fukumori

Farmacêutica-Bioquímica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – SP. Mestre em Tecnologia Nuclear, Área de Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Comissão Nacional de Energia Nuclear – (IPENCNEN/SP). Gerente de Controle de Qualidade da Diretoria de Radiofarmácia – IPENCNEN, SP, desde 2005.

 

Dewton de Moraes Vasconcelos

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) em 1981; Fez residência médica em Alergia e Imunologia no Hospital do Servidor Público Estadual; Mestrado em Alergia e Imunopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1990 e concluiu o doutorado em imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 1998. Médico responsável pelo Ambulatório de Manifestações Dermatológicas das Imunodeficiências Primárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pesquisador associado ao LIM-56. Atua na área de medicina, com ênfase em alergia e imunologia clínica. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: imunodeficiências primárias, avaliação imunológica, imunidade celular, imunologia clinica, resposta imunológica, candidíase mucocutânea crônica, citocinas, imunidade humoral, aids e imunodeficiência comum variável.

 

Daniela Oliveira de Melo

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2010). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica (UFSC/UNASUS) e em Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/UFRGS). Docente Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica em Atenção Primária, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, atenção farmacêutica, avaliação de tecnologias em saúde e interações medicamentosas potenciais.

 

Silvana Chiavegatto

Graduada em Ciências Farmacêuticas (Indústria) pela PUCCAMP (1984), Mestrado em Farmacologia pela USP (1990) e Doutorado em Farmacologia pela USP (1994). Pós-doutoramento em Neurofarmacologia Molecular na USP (1997). Pós-doutoramento em Neurologia no Johns Hopkins University Medical School, USA (2000). Pós-doutoramento em Psicologia na Johns Hopkins School of Arts, USA (2000). Foi Jovem Investigadora FAPESP junto à Faculdade de Medicina USP (2001 a 2005) e pesquisadora orientadora pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina USP. Atualmente é Professora-Doutora 2 do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (desde 2008) e orientadora de Pós-Graduação em Farmacologia. Participa do INCT de Psiquiatria do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, especificamente no uso de modelos animais em transtornos psiquiátricos. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurociências Comportamentais e Moleculares, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento agressivo, óxido nítrico, ansiedade, serotonina, estresse crônico psicossocial, depressão, modelo animal de transtornos psiquiátricos (camundongos), expressão gênica, genética comportamental, interação social.

 

Paulo Lee Ho

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é Pesquisador Cientifico VI do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, Biologia Molecular e Biotecnologia. Atualmente está envolvido com projetos de desenvolvimento de vacinas, biofármacos, transcriptomas e venenos animais. Foi Diretor do Centro de Biotecnologia de (2002-2010) e atualmente é Diretor Técnico da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Instituto Butantan (a partir de 2012). É Editor Acadêmico da PLoS One e Membro da CTNBio (2012).

 

Virgílio Itaiuti Panzetti

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987) e mestrado em Comunicação e mercado - Faculdades Cásper libero (2006). Atualmente é professor do Centro Universitário Padre Anchieta, professor no curso MBA em Marketing - mestre da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e professor concursado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing.

 

Thomas Prates Ong

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1999) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Depto. De Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2004-2006). Tem experiência em Nutrição no início da vida e origem desenvolvimentista do câncer de mama, com ênfase em interações nutriente-epigenoma.

 

María Segunda Aurora Prado

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidad Nacional de Trujillo, Trujillo, Perú (1994). Mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo, São Paulo-Brasil (1998). Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo, São Paulo-Brasil (2002) e Pós-doutorado em Química Analítica (2003) pela Universidade de São Paulo, São Paulo-Brasil. Fez doutorado no Departamento de Desenvolvimento Farmacêutico na Industria Farmacêutica GlaxoSmithKline, na Inglaterra (UK), também fez estágio na Faculdade de Farmácia-Bioquímica da Universidade de Buenos Aires-Argentina, em ambas as duas aprimorando a técnica analítica de separação: Eletroforese Capilar. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletroforese Capilar, cromatografia líquida de alta eficiência, espectrometria de massas, espectrofotometria e outras técnicas de separação aplicados ao desenvolvimento e validação de novas metodologias analíticas para a determinação de princípios ativos em medicamentos, cosméticos e fitofármacos, estudos de estabilidade de medicamentos, separação enantiomérica de fármacos quirais, determinação de compostos fitoquímicos em plantas, e outros.

 

Silvia Storpirtis

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF-USP (1982 - Fármaco e Medicamentos), com mestrado (1987 - área de Controle de Qualidade de Medicamentos: Desenvolvimento de Métodos Analíticos) e doutorado (1992 - área de Farmacocinética) pela FCF-USP. Possui especialização nas áreas de "Biofarmácia e Farmacocinética" e "Farmácia Clínica" pela Universidade do Chile. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Farmácia da FCF-USP, e assumiu a Coordenação Docente da Farmácia Universitária da FCF-USP (FARMUSP) em dezembro de 2007 e é responsável pela alteração do modelo de atuação desta Farmácia-Escola que está sendo reinaugurada como um Polo de Ensino, Pesquisa e Extensão à Comunidade em Assistência e Atenção Farmacêuticas. Coordena o Polo São Paulo do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - Curso de Especialização à Distância (Convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a FCF-USP).

 

Thalita C. Estima de Jesus – Gerente de Pigmentos Funcionais

 

Graduada em Farmácia e Bioquímica (2011) pela Universidade de São Paulo, com pós graduação em administração de negócios pelo Insper (2014).Iniciou sua carreira como Assistente Técnica na Chemspecs, Industria Química e Cosmético, em 2011 se juntou ao Grupo Merck como Especialista de Aplicação na área de Performance Materials Pigments, atuando principalmente para Industria de Cosméticos e Farmacêutica. Durante esse período, esteve envolvida no lançamento de novos pigmentos e ativos para Industria Cosmética, tendo como foco a inovação desse segmento através de produtos diferenciados com forte presença global.

 

 

Alexandre Occhini – Analista Sr Reg Affairs

 

Graduado em Farmácia e Bioquímica (2008) pela Universidade de São Paulo, Campos Ribeirão Preto, com pós graduação em administração de empresas pela FGV (2012).Iniciou sua carreira como Trainee no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Johnson & Johnson, na área de desenvolvimento de novos medicamentos, passando por empresas como Amgen (Biotecnologia) e Moksha8 (start-up), e atualmente encontra-se na Merck S.A na divisão de bens de consumo. Possui 7 anos de experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios com foco em legislação sanitária brasileira, e experiência em legislação sanitária de outros países da América Latina.

 

 

MESAS REDONDAS

Michelle Rodrigues Cardoso

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Terapeuta ocupacional residente do Programa Saúde da Mulher HC - UFPR.

Luiza Coppieters

Professora de Filosofia, militante feminista LBT e membro do Conselho Municipal De Políticas LGBT.

 

Marilia Cristina Prado Louvison

Possui graduação em Medicina (1985) e residencia em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina (1987), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: saude do idoso, epidemiologia de serviços, regulação em saude, sistema único de saúde, redes de atenção e políticas públicas.

 

Débora Aligieri

Graduada pela Faculdade de Direito Mackenzie. Pós graduada na área de Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas - GVLaw. Trabalhou em renomados escritórios de advocacia de São Paulo (entre eles Silvio Rodrigues Advogados e Chiavassa e Chiavassa Advogadas Associadas). Em 2008, abriu o escritório Débora Aligieri Advocacia, com atuação centrada na área de saúde, tanto privada quanto pública, com ênfase em diabetes (Débora é diabética desde 1986). Em 2009, participou da Audiência Pública sobre Saúde realizada no Supremo Tribunal Federal, contribuindo com o texto "Sobre o Tratamento do Diabetes". Incansavelmente luta pela efetivação do direito à saúde integral, universal e igualitária dos diabéticos, com fornecimento pelo sistema público de saúde de medicações, insumos e terapêuticas adequadas para cada caso em sua individualidade. Acredita nas ações judiciais como controle social e como ferramenta para incorporação dos análogos de insulinas (lantus, levemir, humalog, novorapid e apidra) e sistema de infusão contínua de insulina (SICI - bomba de insulina) ao SUS, e que a judicialização da saúde terá fim quando o sistema público criar formas mais eficazes de atender também as pessoas que não conseguem bons resultados com os tratamentos padronizados.

 

Marcus Zulian Teixeira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP (1981), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1991), doutorado em Medicina (Ciências Médicas - Processos Inflamatórios e Alérgicos, FMUSP, 2009) e está desenvolvendo projeto de pós-doutorado (Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, FMUSP, 2014-2016). Médico especialista em homeopatia pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Professor e coordenador da disciplina eletiva Fundamentos da Homeopatia (MCM0773) da FMUSP. Atua na área de Medicina, com ênfase em Homeopatia.

 

Magda Loureiro Motta Chinaglia

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principamente na elaboração, implementação e avaliação de pesquisas, intervenções e programas na área de saúde sexual e reprodutiva com enfoque em: saúde sexual e reprodutiva do adolescente, DST/HIV/Aids e planejamento familiar. Atua também na implementação de projetos e programas de educação em saúde que visam a melhoria da qualidade de atenção dos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

 

Zsuzsanna Jármy-Di Bella

Médica ginecologista formada em 1991 pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Especialista em ginecologia-obstetrícia (TEGO), colposcopia (TECO) e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia (THUSGO). Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UNIFESP. Mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atualmente é responsável pelo Setor de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal e também do Setor de Planejamento Familiar do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Atua em consultório particular como ginecologista e obstetra.

 

OFICINAS

Suzana Caetano da Silva Lannes

Professora Associada (MS-3) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e com vivência anterior na indústria alimentícia desde 1981. Graduou-se em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1987), cursou Mestrado (1993) e Doutorado (1997) em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado no Dipartimento di Ingegneria Chimica e di Processo - Università degli Studi di Genova (UNIGE), Genova, Itália (2011). Presidente da SBCTA - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, para o biênio 2015-2016. 1º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Reologia, desde 2010. É membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Editores Científicos ABEC, gestão de 2014-2016. Atua principalmente nos seguintes temas: estudo de produtos gordurosos (emulsões, chocolate, cupuaçu, maionese, sorvete e panificação), reologia, física e estruturação de alimentos, desenvolvimento de formulações especiais, tecnologia de produtos de cacau e de óleos e gorduras. Possui 6 patentes depositadas na área de Tecnologia de Alimentos.

 

Mini Curso

Camila Alves Areda

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2003). Doutora em Ciências Farmacêuticas - Facudade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2009). Foi consultora da Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto atuando no projeto do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. Foi professora da Universidade Paulista. Foi Sócia Proprietária da Essentii Tecnologia & Inovação. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoeconomia, Inovação Tecnológica, Tecnologia Farmacêutica e Farmacotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação farmacêutica, desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, e farmacoeconomia. Atualmente é professora de Economia e Gestão Farmacêutica, Farmacotécnica e Deontologia na Universidade de Brasília, Campus Ceilândia.

 

Leonardo Antunes Bellot de Souza

Possui graduação em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1998), residência Médica realizada no Serviço de Ortropedia e Traumatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UNIRIO) de 1999 á 2001, Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2002), estágio na Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO no Serviço de Ortopedia e Traumatologia ( grupo do joelho) no período de 2002 á 2003, Mestrando na área de vídeo-cirurgias em Ortopedia iniciado em 2013.

 

Flávio Fernando Barbosa Lima Trigo

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado (1978), MBA em Marketing de Varejo pela FIA-USP em 2001 e mestrado em Aministração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2004). Atualmente é professor e coordenador de cursos de pós-graduação nas Faculdades Oswaldo Cruz e professor do Centro Universitário da FEI-SP.

 

Natalia Bellan

Natalia Bellan é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutoranda em Fármaco e Medicamentos na Universidade de São Paulo (USP). É membro da comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Professora Universitária do Curso de Especialização de Assuntos Regulatórios da Faculdade Oswaldo Cruz. Possui conhecimentos na área técnica-regulatória de medicamentos e para produtos para a saúde e apresenta experiência em garantia de qualidade, controle de qualidade, estabilidade de medicamentos, elaboração e análise crítica de documentação técnica para registro, vivência nacional e internacional na área de saúde pública.

 

Natalie Anceschi

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo(2012). Tem experiência na área de Farmácia.

 

Irina Kerkis

Possui graduação em Biologia e Quimica na Rússia pela Universidade Federal de Tomsk (1978), mestrado em Biologia e Quimica pela Universidade Federal de Tomsk (1981) e doutorado em Citogenética pelo Instituto de Citologia e Genética (1989) da Rússia. Reconhecimento pela Universidade de São Paulo de Título de Doutor em Ciências - área Biologia (Genética) em 2004. Obteve Livre-Docência em Ciências Biológicas pela Academia de Ciências da Rússia em 1994. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal. Atualmente é Diretora do Laboratório de Genética e pesquisadora Nível VI do Instituto Butantan. Sua pesquisa destaca-se na área de diferenciação de células tronco embrionárias para células germinativas.

 

Oficina

Nadia Ruscinc

Atua na área Farmacêutica Industrial - SP (1989). Pós Graduação em Cosmetologia. Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos cosméticos, higiene pessoal e maquiagem. Professora do curso de Pós Graduação em Farmácia Magistral, Enfermagem Dermatológica, Cosmiatria, Fitocosméticos e Fitoterapia. 

 

Mauricio Yonamine

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e Diretor do Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT-USP). Tem experiência na área de desenvolvimento e aplicação de análises toxicológicas, com ênfase em drogas de abuso.

 

Suzana Caetano da Silva Lannes

Professora Associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e com vivência anterior na indústria alimentícia desde 1981. Cursou Mestrado (1993) e Doutorado (1997) em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado no Dipartimento di Ingegneria Chimica e di Processo - Università degli Studi di Genova (UNIGE), Genova, Itália (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: estudo de produtos gordurosos (emulsões, chocolate, cupuaçu, maionese, sorvete e panificação), reologia, física e estruturação de alimentos, desenvolvimento de formulações especiais, tecnologia de produtos de cacau e de óleos e gorduras.

SUPFAB

English Version

Histórico

Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP

Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica - USP

Conselho Regional de Farmácia

PRCEU

PRP

Quando:
     5 a 9 de Outrubro de 2015

 

Onde:

     Faculdade de Ciências

     Farmacêuticas - USP

 

Contato:

     supfabusp@gmail.com

Nossas Reuniões

Campanha de Diabetes

Simpósio

CAPES

Conselho Federal de Farmácia 

FAPESP

Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo

Roche

Ministério da Educação  Governo Federal

MERCK

ASHLAND

Takeda

bottom of page